1ª Romaria da Arquidiocese de Belo Horizonte pela Ecologia Integral a Brumadinho: solidariedade e luta por justiça.

1ª Romaria da Arquidiocese de Belo Horizonte pela Ecologia Integral a Brumadinho: solidariedade e luta por justiça.

Fotos: artes da Comissão Organizadora da 1a Romaria da Arquidiocese de Belo Horizonte pela Ecologia Integral a Brumadinho.

Tudo está interligado. Por isso, exige-se uma preocupação pelo meio ambiente, unida ao amor sincero pelos seres humanos e um compromisso constante pelos problemas da sociedade” (Papa Francisco, Laudato Si, n. 91).

A Comissão Pastoral da Terra (CPT/MG) está integrando a Comissão Organizadora da 1ª Romaria da Arquidiocese de Belo Horizonte pela Ecologia Integral a Brumadinho, que acontecerá dia 25 de janeiro de 2020, um sábado, das 8 horas às 21 horas, na cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, MG, quando terá completado um ano do crime/tragédia que foi o rompimento da barragem da mineradora Vale com rejeitos minerários – lama tóxica -, em Córrego do Feijão, sepultando vivas 272 pessoas e matando o rio Paraopeba. Os corpos de 11 ‘jóias’, como são carinhosamente chamados, ainda continuam desaparecidos debaixo da lama tóxica. Além da Romaria organizada pela Arquidiocese de Belo Horizonte, Cáritas, CPT, CEBs e outras pastorais, haverá também, em profunda comunhão: a) Marcha do Movimento dos Atingidos por Barragens, de Pompéu a Brumadinho, de 20 a 25/01/2020, 300 quilômetros, passando por várias comunidades ribeirinhas do Paraopeba morto e envenenado pelo crime/tragédia da Vale e do Estado; b) O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais) também fará marcha em Brumadinho dia 25/01/2020 e Ato de Lançamento do Plano Nacional “Plantar árvores, produzir alimentos saudáveis”; c) Durante a 1ª Romaria haverá dois Momentos Culturais com mais de 25 artistas se apresentando gratuitamente, por amor ao próximo. Será arte, poesia, música, teatro – cultura popular – fortalecendo a luta justa, necessária e urgente por Justiça Socioambiental; d) Lançamento do Livro Brumadinho – 25 é todo dia, de Dom Vicente Ferreira, Ed. Expressão Popular, um livro que dá voz aos atingidos pelo crime da Vale e do Estado, questiona com prosa e poesia, o sistema minerário criminoso que causa tantos danos socioambientais, um grito que virou escrito e ecoará até que reparação integral aconteça. Livro de leitura atenta indispensável.

No vídeo, abaixo, Dom Vicente de Paula Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, responsável pelas regiões episcopais de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora do Rosário (Brumadinho e Vale do Paraopeba), convida a todos/as para a 1a Romaria da Arquidiocese de Belo Horizonte pela Ecologia Integral a Brumadinho.

Confira, abaixo, Oração da 1ª Romaria, Orientações, Momento cultural, Programação, Marcha dos Atingidos e Marcha do MST. Convide parentes, amigos/as, organize sua caravana e venha ser Romeiro/a da mãe terra e da irmã água. Sejam bem-vindos/as!

#25éTodoDia 

#juntosporbrumadinho 

#ecologiaintegral

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *