A VALE mata Rio, mata Peixe e mata Gente em André do Mato Dentro, Santa Bárbara/MG também. Vídeo 4. 15/6/2019.

A VALE mata Rio, mata Peixe e mata Gente em André do Mato Dentro, Santa Bárbara/MG também. Vídeo 4. 15/6/2019.

VALE fazendo mais crimes na região de André do Mato Dentro, MG. A mineradora Vale, com autorização do TJMG, está cometendo mais um gravíssimo e hediondo crime socioambiental na região do distrito de André do Mato Dentro, no município de Santa Bárbara, MG, perto de Barão de Cocais. Ontem, dia 15/6/2019, junto com mais de 100 militantes de movimentos socioambientais visitamos a área, fizemos Roda de Conversa com a Comunidade local e fizemos Ato Público de protesto contra a VALE e contra o Estado cúmplice dos projetos de mineração devastadores que estão colocando em colapso as condições objetivas de vida. Vale está sacrificando mata atlântica, mata nativa e o Rio São João, que abastece a cidade de Barão de Cocais. A Vale está fazendo mais uma megacratera na região em cima do Rio São João para, segundo ela, receber parte da lama tóxica da barragem de Congo Soco, que está na “iminência” de romper. Mas há muitos indícios que demonstram que o verdadeiro interesse da Vale na área é já montar base para minerar a Serra do Gandarela, sem piedade. Isso não pode acontecer, pois será a facada de misericórdia no sinclinal da Serra da Moeda, um imenso aquífero. Gravamos também vídeos serão publicados em breve. Eis, abaixo, algumas fotos do Movimento Serras e Águas de Minas que denunciam mais essa violência socioambiental da Vale em conluio com o Estado. Abraço terno na luta por Direitos Fundamentais e Sociais. Frei Gilvander Moreira, da CPT.

Máquinas trabalhando em área de mata perto do povoado de André do Mato Dentro (MG). Foto: Divulgação / Programa Polos de Cidadania/UFMG

*Filmagem e edição de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Santa Bárbara, MG, 15/6/2019.

* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

#FreiGilvander

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *