Acampamento Pátria Livre, do MST, em São Joaquim de Bicas, MG: Luta e resistência / Qualidade de vida / Despejo, não! Vídeo 5

Acampamento Pátria Livre, do MST, em São Joaquim de Bicas, MG: Luta e resistência / Qualidade de vida / Despejo, não! Vídeo 5 – 26/1/2020

Acampamento Pátria Livre, do MST, em São Joaquim de Bicas, MG: Luta e resistência por terra, moradia, dignidade. DESPEJO, NÃO! No dia 5 de julho de 2018, centenas de famílias Sem Terra ocuparam uma área improdutiva de Eike Batista (preso por corrupção), em São Joaquim de Bicas, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Com 259 famílias, hoje o acampamento Zequinha é um exemplo de luta, resistência e produção! O nome do acampamento é uma homenagem a José Nunes (o Zequinha), importante companheiro na construção do MST em MG, que faleceu em 22 de junho de 2018. A área ocupada era uma propriedade abandonada sem cumprir função social. O Acampamento Zequinha está em plenonco desenvolvimento com grande produção de alimentos saudáveis na linha da agroecologia, em hortas comunitárias e nos quintais, além de áreas de plantação de milhão, feijão, mandioca, banana etc. No acampamento as pessoas vivem com mais saúde, entusiasmo e esperança, convivem em harmonia, trabalham com alegria. Dia 30/01/2020, haverá audiência de conciliação no Fórum Lafaiete, em Belo Horizonte, sob a presidência do juiz da Vara Agrária. O povo dos três Acampamentos inspecionados pelo juiz da Vara Agrária – Maria da Conceição, Zequinha e Pátria Livre – está determinado a não aceitar despejo. Esperamos que o poder judiciário seja sensato e que reconheça a constitucionalidade dessas lutas pela terra, por moradia e por dignidade humana e ambiental. OBS.: Na quinta-feira, 30 de janeiro de 2019, as audiências de conciliação dos acampamentos Maria da Conceição, Pátria Livre e Zequinha, realizadas em Belo Horizonte, terminaram com a suspensão do processo judicial por três meses. Nesses Acampamentos vivem cerca de 1550 famílias que retiram o seu sustento da produção orgânica.

Escola estadual no Acampamento Pátria Livre, em São Joaquim de Bicas, do MST. Foto: Mari Rocha

*Videorreportagem de frei Gilvander, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira. São Joaquim de Bicas, MG, 26/1/2020.

*Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

#FreiGilvander #mst #agroecologia #produçãodealimentossaudáveis

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *