Em MG, 17 Povos Indígenas com 16 mil pessoas resistem na luta pelo resgate de seus territórios

Em MG, 17 Povos Indígenas com 16 mil pessoas resistem na luta pelo resgate de seus territórios. 09/10/2020

No dia 09 de outubro de 2020, a TV Band Minas exibiu uma matéria especial sobre  “Minas 300 Anos”, focalizando a história indígena no campo e na cidade, no caso, em Belo Horizonte. Entrevistou alguns indígenas que moram e que trabalham na capital mineira, dando ainda destaque ao belo trabalho da artista plástica Daiara Tukano, que está terminando, juntamente com a sua equipe, o maior mural de arte urbana feito por uma artista indígena no mundo. Este belíssimo mural faz parte do projeto CURA-Circuito de Arte Urbana.  Trata-se de 1.000 m2 de fachada do prédio Levy na avenida Amazonas, região central de BH, com a imagem colorida de uma mulher indígena carregando uma criança no colo. Segundo a artista, a pintura traz marcas iconográficas distintas de alguns povos de Minas Gerais, dentre eles, Maxacali, Pataxó, Krenak e Xakriabá, os homenageando. O CEDEFES também participou da reportagem, tendo sido consultado por meio de Alenice Baeta, Historiadora e Arqueóloga e membro da entidade.

O estado de MG foi povoado por povos indígenas de dois Troncos Linguísticos: Jê e Tupi-Guarani, que podiam ser compostos por várias etnias e grupos indígenas. Atualmente, estima-se uma população composta por 16 mil indígenas (possivelmente muito maior, pois o censo está defasado), constituída por menos 17 etnias, no campo e nas cidades, dentre elas – Xakriabá, Aranã, Maxacali, Xucuru-Cariri, Pataxó, Pataxó Hã-hã-hãe, Puri, Pankararu, Krenak, Mukurin, Catu-Awá-Arachá, Kamacã-Mongoió, Kiriri, Kaxixó, Karajá, Tikuna. Sempre na luta por territórios, direitos e políticas públicas.

Fonte. www.cedefes.org.br

Divulgação: Frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs, do CEBI, do SAB e da assessoria de Movimentos Populares, em Minas Gerais. Edição: Nádia de Oliveira, colaboradora da CPT/MG. Acompanhe a luta pela terra e por Direitos também via www.gilvander.org.br  – www.freigilvander.blogspot.com  www.cebimg.org.br  – www.cptmg.org.br  – www.gilvander.org.br  – www.cptminas.blogspot.com.br  – www.freigilvander.blogspot.com.br  

No Instagram: Frei Gilvander Moreira (gilvanderluismoreira)

No Spotify: Frei Gilvander luta pela terra e por direitos

*Inscreva-se no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander , acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais.

Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos. #DespejoZero #ÁguasParaaVida #BarragemNão #FreiGilvander #NaLutaPorDireitos #PalavrasDeFéComFreiGilvander #PalavraÉticacomFreiGilvander

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *