No colo do Prefeito de Ibirité, MG, a luta por Ibirité como Território Livre de Mineração.

No colo do Prefeito de Ibirité, MG, a luta por Ibirité como Território Livre de Mineração. 08/01/2020.

Dia 08/01/2020, nos reunimos na Prefeitura de Ibirité, MG, com o prefeito William Parreira e nove vereadores, entre os quais a vereadora Marclene. Apresentamos e justificamos e entregamos ao prefeito William Parreira um DOCUMENTO com várias reivindicações de medidas jurídicas e legais que precisam ser tomadas pelo chefe do executivo e também pela Câmara de Vereadores. O prefeito assumiu que cancelará o decreto que autorizava a construção de uma estrada que viabilizaria escoamento de minério caso a Mineradora consiga se reinstalar no município. Reivindicamos do prefeito apoio a vários Projetos de Lei que deverão ser aprovados na Câmara Municipal para que em breve possamos declarar o município de Ibirité, MG, como Território Livre de Mineração. Água, sim; Mineração, NÃO! Fora mineradora Santa Paulina!

Na primeira conferência de Segurança Alimentar de Ibirité, em setembro de 2019, o prof. Divino, da UFMG, apresentou dados que Ibirité hoje só têm 7% de suas terras agricultáveis. Se a mineração entrar, destruirá o restante.

A mineradora Santa Paulina não pode se instalar na Serra do Rola Moça, na zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, que é o terceiro maior parque em área urbana do país e não pode ser destruído.

#ForaMineraçao #ForaSantaPaulina

Frei Gilvander, da CPT, e militantes do Movimento Serra Sempre Viva e da Frente Brasil Popular em reunião com o prefeito e vereadores de Ibirité, MG: luta para declararmos o município de Ibirité, MG, como território livre de mineração. Foto: Marcos. 08/01/2020.

Videorreportagem de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Filmagem: Marcos. Edição: frei Gilvander. Ibirité, MG, 08/01/2020.

*Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

#FreiGilvander

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *