Quilombos no Brasil, segundo Eduardo Galeano

Quilombos no Brasil, segundo Eduardo Galeano

Narração: Carmem Imaculada de Brito

Quilombos no Brasil, segundo Eduardo Galeano

Desde os tempos da Conquista e da escravidão aos índios e aos negros foram roubados os braços e as terras, a força de trabalho e a riqueza; e também a palavra e a memória.

No Rio da Prata, Quilombo significa bordel, caos, desordem, degradação, mas esta expressão africana, no idioma banto, quer dizer campo de iniciação.

No Brasil, Quilombos foram os espaços de liberdade fundados selva adentro pelos escravos fugitivos.

Alguns desses santuários resistiram durante muito tempo.

Um século inteiro durou o reino livre de Palmares, no interior de Alagoas, que resistiu a mais de 30 expedições militares dos exércitos de Holanda e de Portugal.

A história real da conquista e da colonização das Américas é uma história da dignidade incessante.

Não houve nenhum dia sem rebelião em todos os anos daqueles séculos, mas a história oficial apagou quase todas essas revoltas com o desprezo que merecem os atos de má conduta da mão-de-obra. Afinal, quando os negros e os índios se negavam a aceitar a escravidão e o trabalho forçado como destino, estavam cometendo delitos de subversão contra a organização do universo.

Trecho do livro de Eduardo Galeano “De pernas para o ar a escola do mundo ao avesso”, pp. 52, 53 e 54.

= = = = = =

Edição e Divulgação: Frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs, do CEBI, do SAB e da assessoria de Movimentos Populares, em Minas Gerais. Acompanhe a luta pela terra e por Direitos também via www.gilvander.org.br  – www.freigilvander.blogspot.com  www.cebimg.org.br  – www.cptmg.org.brwww.cptminas.blogspot.com.br   

No Instagram: Frei Gilvander Moreira (gilvanderluismoreira)

No Spotify: Frei Gilvander luta pela terra e por direitos

*Inscreva-se no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander , acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais.

Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos. #DespejoZero #PalavraÉticacomFreiGilvander #ÁguasParaaVida #BarragemNão #FreiGilvander #NaLutaPorDireitos #PalavrasDeFéComFreiGilvander

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *