Subsídios para a Campanha da Fraternidade de 2020 – Samaritano solidário e profeta. Por Gilvander Moreira[1]
Tema: Fraternidade e vida – Dom e compromisso.
Lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34)
Dia 26 de fevereiro de 2020, quarta-feira de cinzas, início da 56ª Campanha da Fraternidade. Quaresma é tempo de conversão pessoal, social, ecológica, política, econômica etc. Depois que a Estação Primeira de Mangueira falou tão bem de Jesus, melhor do que se fala em muitas igrejas, é, de fato, tempo de conversão para muita gente que frequenta as igrejas.
O tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2020 – Tema: Fraternidade e Vida, Dom e Compromisso – e o Lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34) nos convidam a refletir sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social, política, econômica e ecológica, a partir do episódio-parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-37).
O samaritano apontado por Jesus Cristo e pelo Evangelho de Lucas como modelo/exemplo a ser seguido era um estrangeiro, considerado impuro e herege. Oxalá a Campanha da Fraternidade de 2020, na sua 56ª edição, nos ajude a perceber que há muitos padres, pastores e leigos assumindo postura de Sacerdote e Levita: insensíveis aos clamores do povo injustiçado do nosso querido Brasil. Muitas vezes, com espiritualismos, puritanismos , vida cômoda e amputando a dimensão social do Evangelho de Jesus Cristo, esses falsos pastores ficam só na “toca” dos templos religiosos e se fazem de cegos diante dos clamores dos crucificados dos nossos dramáticos dias. Entretanto, existem, graças a Deus, muitas pessoas que são consideradas ‘impuras’, ‘hereges’, ‘de fora’ dos templos, ‘comunistas’ … que, na prática, estão sendo solidárias assim como foi o “bom” samaritano. Ah! O samaritano não fez solidariedade ingênua, assistencialista que gera dependência. O samaritano foi também profeta, pois exercitou um tipo de solidariedade que deixou brasas sobre a cabeça do sacerdote, do levita, do escriba (doutor da lei) e, provavelmente dos podres poderes políticos, econômicos e religiosos da época.
Com alegria, tomo a liberdade de sugerir vários textos que podem subsidiar a vivência/prática da Campanha da Fraternidade de 2020.
Eu tive a alegria e a responsabilidade de fazer monografia de conclusão do curso de Teologia sobre Compaixão e Misericórdia no Evangelho de Lucas; monografia que se tornou o livro “Compaixão-Misericórdia, uma espiritualidade que humaniza”, São Paulo: Paulinas, 1996 (disponível em pdf no link https://gilvander.org.br/site/livro-compaixao-misericordia-uma-espiritualidade-que-humaniza-de-frei-gilvander-moreira/
Fiz dissertação de mestrado em Exegese Bíblica sobre o episódio-parábola do “bom” samaritano (Lc 10,25-37), no Pontifício Instituto Bíblico em Roma, Itália. Parte da minha dissertação está publicada no livro “Lucas e Atos: uma teologia da história – Teologia lucana”, de frei Gilvander Moreira, São Paulo: Paulinas, 2004. Este livro está nas livrarias Paulinas e também na internet como ebook.
Frei Carlos Mesters e eu, frei Gilvander, escrevemos o livrinho “O Bom Samaritano: ontem e hoje”. São Leopoldo, CEBI, 2012. Disponível por 7,00 no site www.cebi.org.br
SUGIRO TAMBÉM OUTROS OITO PEQUENOS TEXTOS e um vídeo de Conferência do teólogo Fernando Altemeyer sobre a Campanha da Fraternidade 2020, nos links, abaixo:
1 – “Bom Samaritano (Lc 10,25-37): estudo literário”, artigo de frei Gilvander Moreira.
http://www.ihu.unisinos.br/noticias/522919-bom-samaritano-lc-1025-37-estudo-literario
2 – “O bom Samaritano (Lc 10,25-37) entre o escriba e o dono da pensão. E a identidade do próximo?”, artigo de Gilvander Luís Moreira.
3 – “Contexto histórico da Parábola do Bom Samaritano”, artigo de frei Gilvander Moreira
4 – “O coração da perícope do Bom Samaritano (Lc 10,25-37)”, artigo de frei Gilvander Luís Moreira
5 – “Episódio-parábola do Bom Samaritano: organização, personagens e tema”, artigo de frei Gilvander Moreira.
6 – “O BOM SAMARITANO HOJE”, artigo de Maria do Rosário de Oliveira Carneiro.
7 – “Fernando Francisco de Góis, bom samaritano de crianças, adolescentes e adultos nas ruas das cidades brasileiras”, artigo de frei Gilvander Moreira.
http://freigilvander.blogspot.com/2016/06/fernando-francisco-de-gois-bom.html#7s8d6f87
8 – “CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2020 E ATINGIDOS/AS PELA MINERAÇÃO: A ASSESSORIA TÉCNICA COMO UM MODO DE CUIDADO. “VIU, SENTIU COMPAIXÃO E CUIDOU DELE” (Lc 10,33-34)”, artigo de Maria do Rosário de Oliveira Carneiro
http://mariadorosariocarneiro.blogspot.com/2020/02/campanha-da-fraternidade-2020-e.html
9 – Campanha da Fraternidade 2020: Reflexão do teólogo Fernando Altemeyer
[1] Frei e padre da Ordem dos carmelitas; doutor em Educação pela FAE/UFMG; licenciado e bacharel em Filosofia pela UFPR; bacharel em Teologia pelo ITESP/SP; mestre em Ciências Bíblicas; assessor da CPT, CEBI, SAB e Ocupações Urbanas; prof. de “Movimentos Sociais Populares e Direitos Humanos” no IDH, em Belo Horizonte, MG. E-mail: gilvanderlm@gmail.com – www.gilvander.org.br – www.freigilvander.blogspot.com.br – www.twitter.com/gilvanderluis – Facebook: Gilvander Moreira III