A igualdade e a desigualdade, de Eduardo Galeano

A igualdade e a desigualdade, de Eduardo Galeano

Narração: Carmem Imaculada de Brito

A igualdade e a desigualdade, de Eduardo Galeano

A ditadura da sociedade de consumo exerce um totalitarismo assimétrico ao de sua irmã gêmea a ditadura da organização desigual do mundo.

A maquinaria da igualação compulsiva atua contra a mais bela energia do gênero humano que se reconhece em suas diferenças e através delas se vincula.

O melhor que o mundo tem está nos muitos mundos que o mundo contém, as diferentes músicas da vida, suas dores e cores, as mil e uma maneira de viver e de falar, crer e criar,  comer, trabalhar, dançar, brincar, amar, sofrer e festejar, que temos descoberto ao longo de milhares e milhares de anos.

A igualação que nos uniformiza e nos apalerma não pode ser medida.  Não há computador capaz de registrar os crimes cotidianos que indústria cultural de massas comete contra o arco-íris humano e o humano direito à identidade.

Mas seus demolidores progressos saltam aos olhos.

O tempo vai se esvazindo de história e o espaço já não reconhece a assombrosa diversidade de suas partes.

Através dos meios massivos de comunicação donos do mundo nos comunicam a obrigação que temos todos de nos contemplar num único espelho que reflete os valores da cultura de consumo.

Quem não tem não é,

quem não tem carro, não usa sapato de marca ou perfume importado está fingindo existir.

Eduardo Galeano no livro “De pernas pro ar – a escola do mundo ao avesso”,  p. 25 e 26.

= = = = = =

Edição e Divulgação: Frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs, do CEBI, do SAB e da assessoria de Movimentos Populares, em Minas Gerais. Acompanhe a luta pela terra e por Direitos também via www.gilvander.org.br  – www.freigilvander.blogspot.com  www.cebimg.org.br  – www.cptmg.org.brwww.cptminas.blogspot.com.br   

No Instagram: Frei Gilvander Moreira (gilvanderluismoreira)

No Spotify: Frei Gilvander luta pela terra e por direitos

*Inscreva-se no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander , acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais.

Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos. #DespejoZero #PalavraÉticacomFreiGilvander #ÁguasParaaVida #BarragemNão #FreiGilvander #NaLutaPorDireitos #PalavrasDeFéComFreiGilvander

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *