Oração do pequeno delinquente, de Cora Coralina

Oração do pequeno delinquente, de Cora Coralina

Narração: Carmem Imaculada de Brito

Oração do pequeno delinquente, de Cora Coralina

Fazei, senhor, presente a razão dos que me julgam, Que enquanto  os filhos de pais abastados tinham escolas escolhidas, alimentos, recreação, carinho e brinquedos, eu, filho de pais ignorantes e pobres, era criança marginalizada, perdida pelas ruas, detida no pátio das delegacias driblando os guardas, solerte e malandrin as voltas com Juizado de Menores.

Eu tinha fome.

Sonhava com um bife bem grande.

Um pastel enorme, uma fruta.

Um doce sem tamanho.

Eu era Menor Abandonado. Correndo dos guardas sozinho, sem escola e faminto.

Meu Deus, acorda o coração dos meus juízes. Senhor, dai idealismo às autoridades para que elas criem em cada bairro pobre da cidade uma Escola conjugada profissional e Alfabetização para os meninos pobres, antes que eles se percam pelo abandono e por medidas inoperantes e superadas dos que tudo podem.

Mobral, daí o Mobral a criança que não teve lugar na escola primária ou deixou de a frequentar por falta de uniforme, de livros e de cadernos e taxas escolares.

 Enquanto houver no meu país uma criança sem escola haverá sempre um adulto se evadindo de um Mobral.

Aumenta o número de adultos analfabetos na razão direta das Crianças sem escola.

Aumenta a criminalidade jovem na razão direta do menor abandonado infrator corrompido, delinquente a caminho da criminalidade, do adulto pela falta de escolas profissionais escolas de salvação social.

Oração do pequeno delinquente, de Cora Coralina no livro “Poemas dos becos de Goiás e estórias mais” publicado pela Editora global.

= = = = = =

Edição e Divulgação: Frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs, do CEBI, do SAB e da assessoria de Movimentos Populares, em Minas Gerais. Acompanhe a luta pela terra e por Direitos também via www.gilvander.org.br  – www.freigilvander.blogspot.com  www.cebimg.org.br  – www.cptmg.org.brwww.cptminas.blogspot.com.br   

No Instagram: Frei Gilvander Moreira (gilvanderluismoreira)

No Spotify: Frei Gilvander luta pela terra e por direitos

*Inscreva-se no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander , acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais.

Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos. #DespejoZero #PalavraÉticacomFreiGilvander #ÁguasParaaVida #BarragemNão #FreiGilvander #NaLutaPorDireitos #PalavrasDeFéComFreiGilvander

One comment

  1. Obrigado, Frei Gilvander , por nos proporcionar esta beleza de poema/oração/denúncia da eterna Cora Coralina, Oração do Pequeno Delinquente , mais atual que nunca! Terezinha e eu adoramos.
    Eldomir

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *