Poema “Brasil 500 anos de resistência Popular”, de Arievaldo Viana Lima
Narração: Carmem Imaculada de Brito
Poema “Brasil 500 anos de resistência Popular”, de Arievaldo Viana Lima
Nesse ano de 2000 em que a mídia proclama que o Brasil foi descoberto dando a Cabral glória e Fama 500 anos de quê?
É o quê pergunto a você, povo bom de Pindorama.
Pois os índios habitavam este vasto continente a cultura desses povos ainda hoje está presente.
Eis aqui meu argumento esse tal descobrimento é a mentira mais pungente!
É provável que os fenícios em um remoto passado com suas embarcações nessa terra tenham estado falar a verdade é bom também Vicente Pizon Pisou antes neste lado!
E o que dizer da história escrita por vencedores mostrando sempre a verdade dos cruéis conquistadores.
Vamos mostra-la de novo dando vez e voz ao povo negando os seus opressores.
De negros, índios e mestiços mostremos toda a vivência
Pois as lutas populares possuem mais coerência Falemos de Conselheiro o herói mais brasileiro um símbolo da Resistência!
Vamos falar de Zumbi
De Corisco e Lampião
Dona Bárbara de Alencar de Frei Caneca e Tristão
sentir dos mártires a dor tinha o nome de Equador Nossa Confederação.
Falemos do Caldeirão a grande comunidade
onde o Beato Lourenço pregava a fraternidade Canudos não se rendeu Caldeirão também ferveu Um Sonho de Liberdade.
Vem o povo brasileiro Resistindo com bravura endurecendo na luta, mas sem perder a ternura temos o exemplo recente do que sofreu nossa gente.
Nas garras da ditadura.
Lembram de Carlos Lamarca e de sua trajetória? Da Guerrilha do Araguaia? outro Capítulo da história
É hora de recordar e novamente mostrar
Que o Brasil tem memória!
Para que render homenagem
Aos povos conquistadores? Para que lamber os ferros desses cruéis opressores? se o povo foi massacrado teve o direito negado
viveu no vale de dores.
Nós temos 500 anos de lutas para refletir
reescrever nossa história novo país construir
somente a consciência aliada a resistência
poderá nos redimir.
Para que tanta riqueza
se o gigante adormecido
a cada dia é roubado
e seu povo é traído?
Um viva aos que protestaram
o exemplo dos que lutaram não pode ser esquecido.
Vamos falar dos heróis
da Inconfidência Mineira
do grito de liberdade
que a raça brasileira acalenta na garganta
esse grito que espanta
os traidores da Bandeira.
Joaquim Silvério dos Reis ainda hoje está presente é deputado em Brasília Senador e Presidente vive entregando a nação e roubando do povão o seu sonho Inconfidente.
Se você é inteligente e acredita no Brasil deseja um melhor futuro para a pátria mãe gentil lembre zumbi de Palmares e das lutas populares neste 22 de abril.
Lembre o Padre Mororó Canudos de Conselheiro Balaiada, Quebra-Quilos sentimento verdadeiro recorde de Tiradentes relembre os Inconfidentes mostre que é um brasileiro.
Embarque nas Caravelas dessas lutas populares justiça e cidadania vamos semear nos lares.
Nos campos, vila o cidade com as velas da liberdade vamos singrar outros mares.
Hoje o MST
é um grande exemplo de luta contra os latifundiários o se espaços disputa
E a terra lhes é negada somente a luta armada altera esta vil conduta.
Muitos foram massacrados sem atingir seu intento ter terra para plantar dela tirar seu sustento
Sete palmos lhe calaram, mas outros continuaram
lá no mesmo acampamento.
A concentração de renda modelo neoliberal
riqueza na mão de poucos
é fonte de todo mal
pois a única solução
é a redistribuição
mais justa e mais igual.
Mais trabalho, mais escola saúde soberania
mais respeito ao ser humano
Também a Ecologia
No Brasil que desejamos
E disto que precisamos direito à cidadania.
Mais respeito às minorias negro, índio e nordestino todos somos brasileiros velho, mulher e menino.
A criança abandonada precisa ser bem tratada para ter melhor destino.
Respeito ao aposentado que a força de sua mão também já contribuiu para engrandecer a nação lutemos a qualquer custo para ter um país mais justo mais fraterno e mais irmão!
E aos traidores do Povo toda a nossa indiferença dar a resposta nas urnas é esta a melhor sentença banindo a corrupção o povo desta nação terá mais fé e mais crença.
Preservar nossa cultura
esta é nossa missão
O cordel, a cantoria,
Xote, xaxado e baião Maracatu pastoril,
o folclore do Brasil
contra a globalização.
Dignidade para todos
é o nosso grito de guerra
no coração das metrópoles ou lá no saco da serra
lute por esta nação
e diga de coração
Brasil és a nossa terra!
= = = = =

Gregório de Matos Guerra tua poesia está viva Gonçalves Dias teu canto tem uma palavra ativa vamos lembrar Castro Alves e Nosso Antônio Gonçalves que chamam de Patativa.
Se o índio, o negro africano e mesmo o perito espano tem sofrido servidão
Ah não pode ser escravo quem nasceu no solo bravo da brasileira região.
As formigas a defende, sua casa o formigueiro botando o boi para correr da sombra do Juazeiro mostraram nesta lição Quanto pode a união
neste meu poema novo o Boi Zebu qué dize
que é os mandão do poder e estas formiga é o povo!
= = = = = =
Divulgação: Frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs, do CEBI, do SAB e da assessoria de Movimentos Populares, em Minas Gerais.
Acompanhe a luta pela terra e por Direitos também via www.gilvander.org.br – www.freigilvander.blogspot.com
No Instagram: Frei Gilvander Moreira (gilvanderluismoreira)
No Spotify: Frei Gilvander luta pela terra e por direitos
*Inscreva-se no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe.
Sugerimos. #DespejoZero #ÁguasParaaVida #BarragemNão #FreiGilvander #NaLutaPorDireitos #PalavrasDeFéComFreiGilvander #PalavraÉticacomFreiGilvander