Simpósio da 3ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra de MG, na Forania de Formiga, Diocese de Luz, MG.

Simpósio da 3ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra de MG, na Forania de Formiga, Diocese de Luz, MG. Por Zenaido Lima da Fonseca

O 3º Encontro de Pré-romaria da XXI Romaria das águas e da Terra de Minas Gerais, da Forania de Formiga, aconteceu no Auditório Padre Aurélio, da Paróquia São Vicente Férrer, no dia 23 de agosto de 2018, a partir das 19h30. Foi apresentado em forma de um pequeno Simpósio, com diversos palestrantes que responderam perguntas feitas pelos participantes, representantes das diversas paróquias que compõem a Forania de Formiga e da sociedade.

A abertura foi feita apelo Pároco da Paróquia São Vicente Férrer, Padre Marcelo, que deu as boas vindas aos participantes e fez a Oração Inicial. Em seguida, falou José Jamir, que explicou a todos o que é a XXI Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais, por meio do Cartaz, explanando sobre o Tema – Das nascentes do Rio São Francisco às Terras da Justiça – e o Lema – Cuidando da mãe terra e da irmã água. Em seguida, falou o Prof. José Ivo, que colocou a todos como se daria a sequência do encontro, chamando a atenção para a situação da água em Formiga, principalmente; alertou que, como fruto do encontro, devemos tomar novas atitudes em relação à preservação das fontes d’água.
A apresentação seguinte foi feita pelo vice-Diretor do SAAE do município de Formiga, Sr. Baldomiro, que apresentou a situação geral do SAAE quanto a medidas para o enfrentamento da seca que está chegando a seu ponto mais alto: abertura de poços artesianos nas áreas urbana e rural; envio à Câmara Municipal de Projeto de Lei que pune com multas o desperdício de água, a troca de alguns encanamentos de rua, que apresentam alto índice de perca de água, por canos novos, a construção de uma barragem para águas pluviais, com grande capacidade de armazenamento, e outras medidas. O Diretor do SAAE, Sr. Flávio, complementou algumas informações e ambos responderam às perguntas das pessoas presente. Na sequência, falou a Srta. Mariana Ramos, Engenheira Ambiental, originária de família de pequenos agricultores da Comunidade de Padre Trindade, colocando o ponto de vista da Agricultura Familiar sobre a água. Ressaltou a preocupação dos pequenos agricultores com a preservação das fontes d’água e do meio ambiente em geral, enfatizando o não uso de agrotóxicos. Falou em seguida o Prof. José Ivo, que apresentou o histórico e a situação atual do “Programa Vida Nova Rio Formiga”, que pretende revitalizar, em um período de dez anos, as nascentes da sub-bacia do Rio Formiga, que abastece a cidade de Formiga de água potável. Explanou sobre o financiamento obtido junto à Agência Nacional de Águas (ANA) e quais medidas serão adotadas para se conseguir a revitalização. O destaque do Programa é o Pagamento Por Serviços Ambientais aos produtores rurais que participarem do Programa, medidas já regulamentadas por leis. Finalizando, falou o Prof. Leiser, da UNIFOR-Formiga. Ele mostrou a todos o ciclo da água, a situação dramática atual da água no planeta e no país. Destacou alguns problemas advindos da má gestão que fazemos dos “recursos hídricos”. Se referir à água como recurso hídrico vê na irmã água apenas o valor econômico. Muito mais que “recurso hídrico”, a água é bem comum, é fonte de vida.
Padre Marcelo encerrou o Encontro da 3ª pré-Romaria com uma Oração e agradecimentos a todos pela presença e acompanhamento até o final, dando destaque ao número surpreendente de participantes. Todos estão convidados para a Celebração Final da XXI Romaria das águas e da Terra de Minas Gerais, em Lagoa da Prata, Diocese de Luz, região Centro-oeste de Minas Gerais, dia 16 de setembro de 2018, das 8 horas às 14 horas. Sejam bem vindos/as!

Eis, abaixo, fotos do Simpósio da 3a pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais, em Formiga, dia 23/8/2018.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *