BAIRRO VILA NOVA, em Belo Horizonte, NÃO ACEITA DESPEJO DEPOIS DE 23 ANOS DE LUTA!

Hoje, dia 19 de dezembro de 2017, o povo da comunidade-bairro Vila Nova em BH, que compõem as cerca de 450 famílias moradoras do bairro Vila Nova, localizado próximo a antiga Estrada Velha para Santa Luzia (região norte de BH), em conjunto com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) marcham rumo a Cidade Administrativa para participar de reunião da Mesa de Dialogo do Governo de Minas Gerais.
O hoje bairro Vila Nova nasceu no início dos anos 90, quando inúmeras famílias, sendo esmagadas pela escravidão do aluguel ou humilhação de moradia de favor, ocuparam terreno abandonado e sem função social, reivindicado por uma construtora de propriedade do ex-prefeito de Sete Lagoas/MG, Múcio Reis.
Depois de mais de 20 anos de imbróglio judicial, o processo, sem conhecimento das famílias, foi remetido a um juiz de Sete Lagoas, ao argumento de que a construtora suposta proprietária teria falido, e de forma injusta e covarde, o referido juiz, determinou à juiza da Vara de Cartas Predatórias Cíveis de BH que cumpra o despejo.
O bairro Vila Nova deixou de ser ocupação há muito tempo. Trata-se de um verdadeiro bairro totalmente consolidado, uma comunidade, lugar bom de viver e conviver. As ruas estão asfaltadas, há iluminação pública pela Cemig, serviços de água pela COPASA, energia elétrica e esgoto, o correio já entrega cartas nas residências. Não pode haver despejo. O que o poder público fará com as cerca de 450 famílias que construíram tudo que tinham neste lugar? Se durante 23 anos, nenhum governante ou juiz tomou qualquer providência para garantir o direito à moradia dessas famílias, pode haver despejo agora?
Exigimos do poder público prefeitura de BH, que declare a área do bairro Vila Nova como Área Especial de Interesse Social (AEIS) e a desaproprie para fins de interesse social para moradia popular. Cobramos providências do governador Fernando Pimentel (PT) e do prefeito Alexandre Kalil (PHS). E também cobramos do Poder Judiciário, representado nos juízos da 3° Vara Cível de Sete Lagoas e Vara de Precatórias Cíveis de BH, que revertam a decisão de despejo, pois conflito social não se resolve com despejo. Lembrem-se do que a mesma Polícia Militar que vocês enviam para fazer despejos fez com a jovem Gabi, militante do MLB, no dia 1 de maio de 2017: lhe deu um tiro na cara. Vocês acham mesmo que as famílias que construíram suas casas há mais de 23 anos aceitarão serem despejadas passivamente?
Ademais, o Poder Judiciário não tem moral alguma para determinar despejo de comunidades pobres quando, de forma inconstitucional e imoral, seus juízes recebem auxílio moradia de quase R$5.000,00 por mês.
Seguiremos o exemplo combativo do professor Dr. Fabio Alves, advogado da comunidade, que atuou em favor do bairro Vila Nova durante os anos 90 e iremos de cabeça erguida levar adiante uma grande luta em prol de nosso direito a moradia.
RESISTE BAIRRO VILA NOVA!
PROFESSOR FÁBIO ALVES PRESENTE!
O povo exige natal com moradia e paz.
Assinam essa nota:
Coordenação do bairro Vila Nova
Comissão Pastoral da Terra (CPT/MG)
Movimento de Luta noa Bairros, Vilas e Favelas (MLB).
Obs.: A reunião na Cidade ADM será a partir das 9horas, hoje, dia 19/12/2017.
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.328000754348033.1073741837.100014143338114&type=3
Conheça um pouco da realidade da Comunidade-bairro Vela Nova, em Belo Horizonte, nos 3 vídeos-repotagens, abaixo:
1)
2)
3)