Quem é frei Gilvander Moreira?

Quem é Frei Gilvander?

fotoGilvander Luís Moreira nasceu dia 02 de outubro de 1963 no sítio Pindaíba, no pequeno município de Rio Paranaíba/MG; é frei e padre carmelita.

Licenciatura e-Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná, UFPR – 1.989.
Recebeu o Certificado do Coordenador do Curso de Filosofia por ter classificado-se em 1º lugar no curso de Filosofia, obtendo o coeficiente de rendimento de 899 pontos.

Bacharelado em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo (ITESP), filiado ao Pontifício Ateneu Santo Anselmo de Roma, com média de 9.1.
Autor da Monografia: COMPAIXÃO-MISERICÓRDIA, uma Espiritualidade que humaniza. Nesta obteve a classificação: “COM LOUVOR”.
Mestrado em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, Itália, com conclusão em 10 de maio de 2000.
– Autor da Dissertação de mestrado Exegese Bíblica sobre Lc 10,25-37: O bom Samaritano.

  • Doutor em Educação na FAE/UFMG, em 05/5/2017, com a Tese: A LUTA PELA TERRA EM CONTEXTO DE INJUSTIÇA AGRÁRIA: PEDAGOGIA DE EMANCIPAÇÃO HUMANA? Experiências de luta da CPT e do MST. Aprovado Com Louvor e com Indicação para Publicação.

Enquanto estudante de Teologia, foi Secretário Geral do Diretório Acadêmico (D.A) do ITESP e membro do Conselho Superior do ITESP em 1.991.

Foi, em 1.993, um dos redatores da Revista Mensageiro da Família Carmelitana.
Participa do trabalho pastoral com Comunidades Eclesiais de Base – CEBs – desde 1985. Cinco anos na periferia de Curitiba/PR; quatro anos na periferia de São Paulo/SP, em algumas favelas no Parque Novo Mundo, Zona Norte de São Paulo; nove anos em Belo Horizonte.
– É Assessor bíblico-teológico:
do CEBI/MG (Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos). Neste assessora muitos grupos de aprofundamento bíblico, escolas bíblicas, cursos de capacitação bíblica, mês da Bíblia; Início: 1994.
Da CPT/MG (Comissão Pastoral da Terra). Nesta assessora a coordenação estadual, o Conselho Estadual, encontros de Formação com lideranças rurais, retiros, Romarias da Terra e das Águas, … Início: 1994.
Das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), assessorando diversos encontros diocesanos e estaduais de CEBs. Integrou a Equipe de Formação rumo ao XI Intereclesial das CEBs, em julho de 2005, na diocese de Itabira-Coronel Fabriciano.
Foi assessor da CARMO VÍDEO Produções Ltda. Nesta ajudou na elaboração dos roteiros dos Filmes, em vídeo: a) PEDRA EM FLOR, sobre o Método de Leitura Popular da Bíblia; b) COMUNIDADE, FÉ E BÍBLIA, sobre a vida de uma CEB alimentando-se da Palavra de Deus, na Bíblia e na Vida.
Integrou a equipe de Redação do Livro: Nasce, vive e morre na Contramão atrapalhando o Sábado, do CEBI/MG para o mês da Bíblia de 1.995.
Já escreveu e continua escrevendo artigos para Jornais e Revistas, tais como: Jornal PELEJANDO, da Comissão Pastoral da Terra de Minas Gerais, Jornal das CEBs de Governador Valadares/MG, e eventualmente escreve para os jornais OPINIÃO, FALA CALIFÓRNIA, JORNAL NOROESTE, REVISTA ADOREMOS, Revista ECOLOGIA INTEGRAL, JORNAL TRIBUNA DO NOROESTE etc.
É Professor de Exegese e Teologia do Evangelho “de” Lucas e Atos dos Apóstolos no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA) em Belo Horizonte e no Seminário Maior de Mariana; Já lecionou sobre Evangelhos Sinóticos e Atos dos Apóstolos, Apocalipse e Cartas Católicas, Evangelho de João nos seminários teológicos de Diamantina/MG, Caratinga/MG e em Ilhéus/BA.
Coordenou o curso de Teologia do Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), de 21 de novembro de 2002 a julho de 2006.
Autor do livro COMPAIXÃO-MISERICÓRDIA, uma espiritualidade que humaniza, Paulinas, São Paulo, 1996; Este livro, após revisão e aprofundamento, foi publicado, em italiano, com o título Dalla Compassione alla Misericórdia, Libreria Editrice Vaticana, Coleção Spiritualità 32, Città Del Vaticano, 2003.
Autor do livro Lucas-Atos: Teologia da História, Ed. Paulinas, São Paulo, 2004.
Autor da cartilha Desafios de ser Cristão em Tempos de Exclusão, Curso de Inverno IV, Ipatinga/MG, 2001.
Autor da cartilha Desafios de ser Igreja no Novo Milênio, Resgatando a identidade das CEBs, 7º encontro diocesano das CEBs, Governador Valadares, 2002.
Co-autor do livro O Espírito de Jesus rompe as barreiras, os vários “rostos” do cristianismo segundo Atos dos Apóstolos (1-15), CEBI-MG, Coleção A Palavra na Vida, 158/159, São Leopoldo, 2001;
Co-autor do livro Barreiras vencidas! Portas abertas! Atos dos Apóstolos (16-28) e Atos que os Atos não contam, CEBI-MG, Coleção A Palavra na Vida, 169/170, São Leopoldo, 2002;
Co-autor do livro Esperança a toda prova, uma leitura da Primeira Carta de Pedro, CEBI, São Leopoldo, 2003.
Co-autor do livro Profecia, carinho e luta: uma leitura de Oséias, Coleção A Palavra na Vida, CEBI, 210/211, São Leopoldo, 2005.
Co-autor do livro O Povo sabe das coisas, Eclesiastes ilumina o trabalho, a vida e a religião do povo, CEBI, São Leopoldo, 2006.
Co-autor do livro Criação de um outro mundo (Gênesis 1-11),, CEBI, São Leopoldo, 2007.

Etc. …

Obs.: Por falta de tempo agora, publicaremos aqui depois a continuidade da produção teórica de frei Gilvander Moreira.