Em MG, 17 Povos Indígenas com 16 mil pessoas resistem na luta pelo resgate de seus territórios. 09/10/2020
No dia 09 de outubro de 2020, a TV Band Minas exibiu uma matéria especial sobre “Minas 300 Anos”, focalizando a história indígena no campo e na cidade, no caso, em Belo Horizonte. Entrevistou alguns indígenas que moram e que trabalham na capital mineira, dando ainda destaque ao belo trabalho da artista plástica Daiara Tukano, que está terminando, juntamente com a sua equipe, o maior mural de arte urbana feito por uma artista indígena no mundo. Este belíssimo mural faz parte do projeto CURA-Circuito de Arte Urbana. Trata-se de 1.000 m2 de fachada do prédio Levy na avenida Amazonas, região central de BH, com a imagem colorida de uma mulher indígena carregando uma criança no colo. Segundo a artista, a pintura traz marcas iconográficas distintas de alguns povos de Minas Gerais, dentre eles, Maxacali, Pataxó, Krenak e Xakriabá, os homenageando. O CEDEFES também participou da reportagem, tendo sido consultado por meio de Alenice Baeta, Historiadora e Arqueóloga e membro da entidade.
O estado de MG foi povoado por povos indígenas de dois Troncos Linguísticos: Jê e Tupi-Guarani, que podiam ser compostos por várias etnias e grupos indígenas. Atualmente, estima-se uma população composta por 16 mil indígenas (possivelmente muito maior, pois o censo está defasado), constituída por menos 17 etnias, no campo e nas cidades, dentre elas – Xakriabá, Aranã, Maxacali, Xucuru-Cariri, Pataxó, Pataxó Hã-hã-hãe, Puri, Pankararu, Krenak, Mukurin, Catu-Awá-Arachá, Kamacã-Mongoió, Kiriri, Kaxixó, Karajá, Tikuna. Sempre na luta por territórios, direitos e políticas públicas.
Fonte. www.cedefes.org.br

Divulgação: Frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs, do CEBI, do SAB e da assessoria de Movimentos Populares, em Minas Gerais. Edição: Nádia de Oliveira, colaboradora da CPT/MG. Acompanhe a luta pela terra e por Direitos também via www.gilvander.org.br – www.freigilvander.blogspot.com www.cebimg.org.br – www.cptmg.org.br – www.gilvander.org.br – www.cptminas.blogspot.com.br – www.freigilvander.blogspot.com.br
No Instagram: Frei Gilvander Moreira (gilvanderluismoreira)
No Spotify: Frei Gilvander luta pela terra e por direitos
*Inscreva-se no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander , acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais.
Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos. #DespejoZero #ÁguasParaaVida #BarragemNão #FreiGilvander #NaLutaPorDireitos #PalavrasDeFéComFreiGilvander #PalavraÉticacomFreiGilvander