Acampamento São Francisco, no Território Geraizeiro no norte de MG é alvo de atentado brutal: incêndio criminoso, no município de Grão Mogol

Acampamento São Francisco, no Território Geraizeiro no norte de MG é alvo de atentado brutal: incêndio criminoso, no município de Grão Mogol

No final da tarde de segunda-feira (04/10/2021), o Acampamento São Francisco, localizado na Fazenda São Francisco, território tradicional Geraizeiro do núcleo de Lamarão, no município de Grão Mogol, no norte de Minas Gerais, foi alvo de um atentado: incêndio criminoso, conforme relatos dos moradores da comunidade.

O incêndio ocorreu logo após a celebração do Dia de São Francisco, padroeiro do território, no início da noite de 04 para 05 de outubro de 2021. A celebração da festa de São Francisco tinha como objetivo arrecadar fundos para a construção de uma capela no local. Os Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados. Apesar de ninguém ter ficado ferido, as comunidades estão indignadas como a forma brutal e desumana desse crime, já que são essas populações que preservam as plantas nativas, os rios na região, o cerrado e cuidam do Território Tradicional Geraizeiro.

O acampamento São Francisco completou quatro anos no último domingo (03/10), véspera do incêndio. Mais de 46 famílias tradicionais Geraizeiras vivem por lá desde outubro de 2017.

Vale lembrar que existe uma ação discriminatória movida pelo Estado de Minas Gerais contra a empresa Floresta Minas, empresa que explora o eucalipto e carvão na região, devastando o cerrado. Segundo os Geraizeiros, o empreendimento vem ameaçando e usando parte das terras de forma ilegal, uma vez que há o decreto de interesse social no qual define a demarcação parcial do território tradicional Geraizeiro do núcleo de Lamarão.

As comunidades geraizeiras de Vale das Cancelas nos municípios de Grão Mogol, Padre Carvalho e Josenópolis (MG) fazem parte do Tribunal dos Povos do Cerrado e lutam pela #JustiçaqueBrotadaTerra. Ajude a compartilhar essa denúncia e saiba mais: https://bit.ly/3a6Tja1

Território Geraizeiro, norte de MG: atentado brutal, incêndio criminoso, no município de Grão Mogol . Veja o vídeo abaixo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *