BATISMO NA COMUNIDADE DANDARA

BATISMO NA COMUNIDADE DANDARA

Olha a glória de Deus e do Povo brilhando na Dandara!!!

Por Gilvander Moreira[1] e Maria do Rosário[2]

Na comunidade Dandara, no bairro Céu Azul, em Belo Horizonte, MG, sobre a terra molhada, onde será em breve construída a Igreja Ecumênica de Dandara, hoje, dia 17/10/2010, foi celebrado o batismo de 12 pessoas (9 crianças e 3 adultos).

Sob uma temperatura agradável, sentindo o cheiro bom da terra mãe, numa celebração da Palavra bem animada, fizemos uma procissão sobre o terreno que acolherá a Igreja Ecumênica de Dandara, cantando “O Povo de Deus no deserto andava…”.

 

Também sou teu povo, Senhor!”, cantava o povo e marchava pela terra molhada de esperança e fé. Ao pé da cruz que os moradores já fincaram no local da Igreja, fizemos memória da história de Dandara desde o 9 de abril de 2009, o primeiro dia, o dia da chegada. Foram colocados, também ao pé da cruz, 3 tijolos e um buquê de flores nascidas naquele chão.

Nos tijolos, a simbologia da luta, da construção não só de casas, mas de pessoas e de uma comunidade onde a solidariedade, a fé e a justiça social buscam espaço para morar e já constroem suas casas.

Ângela, uma das coordenadoras da comunidade, ao colocar um tijolo ao pé da cruz, beijou a terra de Dandara e exclamou: “Essa é a nossa terra, terra mãe, que nos acolhe e onde construiremos a Igreja Ecumênica de Dandara, que será sinal da presença de Deus no nosso meio. Assim seguimos construindo nossa comunidade, além de construir nossas 900 casas.”

Foi bonito ver o valor que as famílias deram a esta celebração! No gesto de batizar crianças e adultos, todas as pessoas presentes foram convidadas a renovar o seu batismo, independente da opção religiosa ou denominação de fé. Renovou-se também o compromisso com a luta por dignidade humana, por justiça social e por construir uma cidade mais humana e ecologicamente sustentável. Uma sociedade onde caibam todas as pessoas.

Eis, abaixo, 4 fotos que mostram um pouquinho da beleza espiritual que experimentamos na Comunidade Dandara, hoje, dia 17/10/2010.

            

Obs.: Em breve, outros serão batizados, após preparação de pais, mães, padrinhos e madrinhas. É a Comunidade Dandara se construindo!
Obs.: Consulte “Ocupação Dandara” em www.youtube.com e assista pelo menos alguns dos 47 pequenos vídeos lá já postados. Visite também o sítio www.ocupacaodandara.blogspot.com

                    


[1] Frei carmelita, e-mail: gilvander@igrejadocarmo.com.br
www.gilvander.org.brwww.twitter.com/gilvanderluis – skype: gilvander.moreira

[2] Irmã da Congregação das Filhas de Jesus, Bacharel em Direito; e-mail: rosariofi2000@yahoo.com.br

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *