Compromisso com a Casa Comum – XXI Romaria das Águas e da Terra de MG – Início das Missões – 5ª Parte – 08/9/2018.

Compromisso com a Casa Comum – XXI Romaria das Águas e da Terra de MG – Início das Missões – 5ª Parte – 08/9/2018.

A culminância da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais, que aconteceu em Lagoa da Prata, Diocese de Luz/MG, dia 16/9/2018, foi precedida de uma Semana Missionária, realizada nas 11 Comunidades da Paróquia São Francisco de Assis, de Lagoa da Prata. No início das missões, mais de 50 missionários e missionárias encontraram-se na Comunidade Santa Clara para um momento de formação, com vivência da espiritualidade e mística dessa XXI Romaria. Após momentos de reflexão acerca dos graves problemas que afetam o meio ambiente na Diocese e que exigem ações urgentes em defesa da Mãe Terra e da Irmã Água, missionários e missionárias foram informados também de felizes iniciativas da Comunidade, visando o cuidado com a Casa Comum, com a vida, como é o caso do Projeto Barraginha, que capta a água de enxurrada, controlando a erosão e guardando a água no subsolo; da APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado), e que também recebeu a visita missionária. Os missionários e missionários da XXI Romaria das Águas e da Terra de MG tiveram à sua disposição uma Cartilha com orientações para a Semana Missionária e roteiros de Sete Encontros a serem realizados com as famílias missionadas, como também o Cancioneiro Popular com quase 100 cantos sugeridos. “Das Nascentes do São Francisco, às Terras da Justiça”, “Cuidando da Mãe Terra e da Irmã Água” missionários e missionárias foram motivados a anunciar a boa nova da esperança, denunciar injustiças e situações de morte, na certeza de que é possível construir uma sociedade justa, fraterna, que respeite a dignidade da vida em toda sua biodiversidade e cuide com responsabilidade da nossa Casa Comum, o Planeta Terra.

Irmã Etelvina e Edivaldo Ferreira, agentes da Comissão Pastoral da Terra, em Minas Gerais, na abertura de uma Semana Missionária da XXI Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais, em Lagoa da Prata, MG, dia 08/9/2018. Foto: frei Gilvander Moreira.

*Reportagem e Filmagem de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT-MG. Lagoa da Prata/MG, 08/9/2018.

* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

#FreiGilvander

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *