Vinte e quatro Dicas e Orientações para participação em Live: ABC e beabá de Lives. Por Frei Gilvander

Vinte e quatro Dicas e Orientações para participação em Live: ABC e beabá de Lives. Por Frei Gilvander Moreira

Uma das muitas mudanças que a pandemia do novo coronavírus está exigindo de nós é aprender a participar de LIVE da melhor forma. Como aprendiz neste novo terreno, socializo, abaixo, o ABC e o beabá para uma boa participação em LIVE, via Facebook ou youtube – 24 Dicas e Orientações para LIVES – para passarmos da melhor maneira a mensagem que queremos transmitir ao participarmos de Lives. Eis, abaixo, condições necessárias para que aconteça uma boa ou ótima Live:

1ª) É preciso ter acesso à internet boa, se muito boa, melhor.

2ª) É preciso estar em notebook com boa câmera e bom som. É bom evitar participar a partir de celular, pois o risco de dar problema é muito grande.

3ª) É preciso estar em um local bem iluminado, com luz forte. Com baixa iluminação fica muito ruim a Live. Tive que comprar duas lâmpadas (uma ultra LED, 30W e outra ultra LED, de 20W). A ultra LED 30W (lâmpada forte) pus no teto do meu quarto e a de ultra LED 20W coloco em um abajur para iluminar meu rosto no momento da Live. Ou seja, é preciso iluminação forte do ambiente e iluminação na frente de quem está falando. Sem iluminação forte, a pessoa aparecerá “no escuro” na Live, o que é mito ruim. O vídeo fica péssimo. Evitar raio de sol ao fundo, em uma janela etc. Fica muito ruim quando há contraste de iluminação. Já vi pessoas com boa iluminação atrás de si, mas com o rosto no escuro. Assim, não. Forte iluminação acima de quem participa e na frente é o correto.

4ª) Boa postura e bom enquadramento diante da câmera. Fica muito ruim quando aparece só a cabeça da pessoa que está falando e fica a câmera mostrando principalmente um fundo vazio, teto, raio de luz em uma janela, etc. Imagine que você está em um programa de TV. Por isso, o posicionamento durante toda a Live é importante que seja o melhor. Observe qual o pano de fundo que vai aparecer na Live. Penso que bom é que apareça a pessoa “do peito pra cima” e não apenas a cabeça da pessoa. Observe também que há diferença entre quando a tela está sendo compartilhada com todos/as os/as participantes e quando você aparece sozinho/a na tela. Via de regra é melhor quem está coordenando a Live projetar a pessoa que está falando em tela cheia e não deixar a maior parte do tempo a tela compartilhada apresentando todos/as. Quem está falando deve aparecer em tela cheia, via de regra.

5ª) Ao participar das primeiras Lives, é necessário testar antes com quem vai coordenar a Live para aprender o beabá da Live.

6ª) Se quiser mostrar algum pequeno vídeo ou imagens em power point ou algum texto, mostre e repasse antes para quem vai coordenar a Live, pois é preciso saber usar o dispositivo Shere screen (tela Shere).

7ª) Escolha qual camiseta ou blusa ou … você vai usar durante a Live. Vai querer mostrar como pano de fundo algo? Se sim, organize antes e teste se o posicionamento é bem captado pela câmera do seu notebook. Os símbolos são importantes, falam por si.

8ª) É bom ter impresso à mão o esquema da sua fala.

9ª) Todos/as os/as participantes precisam receber antes o link para acessar a plataforma da Live (streamyard, Zoom etc);

10ª  Quem vai coordenar a Live precisar preparar antes alguns “banners”/letreiros para rodar durante a Live de forma alternada. Exemplo para o 1º banner: Seja bem-vindo/a à Live de …, com o tema: …

11ª  Pôr um copo d’água ao lado do notebook para você beber se sentir sede.

12ª  Posicionar-se bem diante da câmera o tempo todo, pois as pessoas que estão assistindo observam se estamos acompanhando o que o/a outro/a participante está falando. Não fica bem quando um está falando e os/as outros/as participantes estão preocupados com outras coisas: olhar no celular, se recostar …;

13ª) Pôr o celular no silencioso e desligar o web whatsapp caso tenha, pois todos os ruídos que aparecerem no ambiente, se o seu microfone estiver ligado, atrapalharão a Live.

14ª  Ao projetar vídeo durante a LIVE, deve deixar o microfone ligado, senão o vídeo sairá sem som.

15ª)   Se possível, evite falar “né”, “éh…”. Planeje antes sua fala/colocação.

16ª) Insisto: Posicionar-se de forma bem enquadrado/a na tela, não só a cabeça, e deixando acima um grande espaço vazio, isso atrapalha projetar os comentários na tela que podem cobrir parte do rosto da pessoa, caso ela esteja apenas na parte debaixo da tela.

17ª)   Friso que é importante fazer teste antes da Live com quem irá coordenar a Live tecnicamente.

18ª) Importante projetar na tela da Live os comentários de quem está acompanhando a Live. Orientar que os comentários devem ser pequenos, no máximo 2 ou 3 linhas, porque fica ruim projetar na Tela um comentário grande, pois irá cobrir parte do rosto de quem está falando. É melhor muitos pequenos comentários do que um grande comentário. Não esquecer de projetar na tela os comentários e valorizá-los.

19ª  Atenção! Apenas o microfone de quem está falando deve estar ligado. Se tiver mais de um microfone ligado, pode dar microfonia. Quem coordena a Live pode também ligar ou desligar os microfones dos/as participantes. Atenção! Não começar a falar sem antes conferir se seu microfone está ligado.

20ª) Pôr seu nome e sobrenome, e alguma identificação sua. Não basta por, por exemplo: Fred, Antônio, Carol …, pois há outras pessoas com esses nomes. Coloque também a entidade/Movimento de que você participa. Por exemplo: Frei Gilvander Moreira – CPT.

21ª) É bom iniciar a Live exatamente no horário agendado, pois se ficar esperando alguns minutos até aparecer expectadores/ras depois ficará permanentemente no Facebook ou no youtube com um vídeo em silêncio nos primeiros minutos. Isso é ruim, pois desestimula pessoas que poderiam assistir posteriormente.

22ª) É preciso ter um Plano A, B e C. Por exemplo, caso a internet de algum/a participante dê problema, a Live deve continuar com os/as outros/as participantes. Caso a internet do/a coordenador/a técnico/a caia, a Live segue no “piloto automático” até a pessoa resgatar o acesso e reiniciar a coordenação.  

23ª) Eleve o som do seu notebook até 80% mais ou menos.

24ª) levantar o seu notebook para que a câmera do seu notebook fique na altura do seu olhar, pois se a câmera estiver abaixo do nível do seu olhar, o fundo ficará sendo o teto do local onde você está.

Enfim, acima está uma síntese do que já aprendi ao participar e coordenar Lives. Quem quiser e puder propor outras dicas e orientações, comente, abaixo, por favor.

10/6/2020.

3 comments

  1. Que bom Frei Gilvander! Obrigada! Socializar experiências nestes novos tempos tem sido também grande aprendizado. Assim como utilizar essas novas ferramentas de comunicação. Você já as utiliza há bem tempo então está mais que treinado. Parabéns!

  2. Valeu frei Gilvander. Boas dicas. Enquanto lia via que na semana passada participei de uma e observei que meu rosto estava escuro, só aparecia minha cabeça, foi pelo celular e saia todo som das mensagens que chegavam…
    Vivendo e aprendendo.

  3. Bom dia frei gilvader moramos em uma COMUNIDADE onde até sinal de telefone e escasso imagine internet banda larga, forçados pela pandemia estamos nós adaptando a essa tecnologia mais ainda estamos aprendendo a lidar com ela e às dificuldades de acesso e muito grande as vezes temos que depender de favores e ajuda de quem possa muito obrigado foi de grande utilidade as dicas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *