24/7/2024: 39 anos do martírio do padre Ezequiel Ramin.
Dia 24/7/1985, às 12 horas, o padre Ezequiel Ramin, missionário comboniano, foi assassinato por pistoleiros a mando de fazendeiros, no município de Cacoal, em Rondônia. Padre Ezequiel Ramin era agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e porque fazia Opção Pelos Pobres defendia a luta justa e legítima dos povos indígenas e dos posseiros camponeses por terra e por todos os direitos. “Feliz de um povo que não esquece seus mártires e que os honra sempre”, disse mil vezes dom Pedro Casaldáliga. Por isso, socializamos aqui o Filme Documentário feito pela Verbo Filmes sobre o martírio do padre Ezequiel Ramin.
A CPT informa que de 1985 a 2020, 155 camponeses, entre os quais 12 mulheres camponesas, foram assassinados na luta pela terra em Rondônia. Em 09/8/1995 aconteceu o massacre de Corumbiara.
Padre Ezequiel Ramin: Mártir da Opção pelos Pobres (Documentário Verbo Filmes).
*Divulgação: Frei Gilvander, da CPT, das CEBs, do CEBI, do SAB e da assessoria de Movimentos Populares.
Acompanhe a luta pela terra e por Direitos também via www.gilvander.org.br – www.freigilvander.blogspot.com
No Instagram: Frei Gilvander Moreira (gilvanderluismoreira)
No Spotify: Frei Gilvander luta pela terra e por direitos
*Inscreva-se no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.
#FreiGilvander #NaLutaPorDireitos #PalavrasDeFéComFreiGilvander #PalavraÉticacomFreiGilvander
Ele vive na memória dos que assumem sua luta ao lado daqueles que não tem forças suficientes para se defender. Ele vive no legada que deixou. Que Deus o abençoe
Ele vive viverá sempre como exemplo de luta nas nossas ações