Moções de apoio aos Sem Terra do Norte de MG e contra a prisão de Lula

Moções de apoio aos Sem Terra do Norte de MG e contra a prisão de Lula

  1. Moção de apoio às Trabalhadoras e aos Trabalhadores Sem Terra do Norte de Minas Gerais

“Os lavradores estão desamparados, os vinhateiros lamentam-se por causa do trigo e da cevada, porque a colheita foi destruída” (Joel 1,11).

 Nós, irmãos e irmãs reunidos no Encontro de Fé e Política da Diocese de Teófilo Otoni (MG), de 20 a 22 de abril de 2018, dias em que o país faz memória do Libertador e Lutador Mineiro Tiradentes, vimos expressar nosso repúdio e indignação com o número de mortos por violência no campo: 70 assassinatos em 2017, o maior número desde 2003.

A violenta ação contra as/os Trabalhadoras/es Rurais Sem Terra de Montes Claros, MG, em 18 de Abril de 2018, na Fazenda Bom Jesus ao lado da Estrada da Produção, mostra como nosso país tem no atual governo ilegítimo de Temer, a colheita destruída, depois de anos em que o trabalhador no campo começou a ser incentivado e respeitado.

A “ordem” que se propõe é o da violência repressiva do Estado que gera “progresso” para o capital violento e opressor e mais ainda a banalidade das condições de vida para a Classe trabalhadora e camponesa.

Esperamos em Deus, com fé na luta, na nossa história para que o nosso país retome a esperança de conquistarmos a Terra sem Males, onde o Camponês colha o fruto do seu trabalho, e seja partilhado entre todos.

Nossa solidariedade incondicional e apoio permanente aos Sem Terra na luta pela partilha da mãe terra!

Pátria livre: Venceremos!!!

Teófilo Otoni, Vale do Mucuri – MG, 21 de Abril de 2018.

= = = = = = = = = =

2) Moção de apoio ao Presidente Lula

“Lembrai-vos dos encarcerados, como se vós mesmos estivéssemos presos com eles” (Hebreus 13,3).

Nós, irmãos e irmãs reunidos no Encontro de Fé e Política da Diocese de Teófilo Otoni, MG, de 20 a 22 de abril de 2018, dias em que o país faz memória do libertador e lutador mineiro Tiradentes, estendemos nosso abraço, oração, apoio e solidariedade ao nosso irmão Luiz Inácio Lula da Silva, o único presidente que se fez presente no Vale do Mucuri, como político e governante.

As raízes para nosso desenvolvimento, seja pela UFVJM, IFNMG, Luz para Todos e a rede de proteção social vieram pelo seu governo, com a luta e as bandeiras do povo.

Lula, as irregularidades patentes no processo em que você foi condenado e a liberdade com que você se dispôs a enfrentar esta sequência de arbitrariedades depõem pela sua consciência: justiça seletiva não é Justiça!!!

“Se a justiça de hoje não superar a justiça dos fariseus e doutores da lei” (Mateus 5,20) não estareis fazendo justiça!

Presidente Lula, quando ouvir pela manhã o grito: “Bom dia”, dado pelos acampados em Curitiba, ouça nossas vozes do povo do Vale do Mucuri que sempre terá respeito, carinho e luta com você.

Que a luz do Ressuscitado preencha a sua vida de luta e coração.

Lula Livre! Vale do Mucuri Presente!!!

Teófilo Otoni, Vale do Mucuri, MG, 21 de Abril de 2018.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *