Presidente do Brasil incita o povo a entrar no corredor da morte – 25/3/2020

Presidente do Brasil incita o povo a entrar no corredor da morte – 25/3/2020
Nota de frei Gilvander Moreira, em áudio, sobre o (inadmissível e criminoso) pronunciamento do Presidente do Brasil, em cadeia nacional de rádio e televisão, na noite do dia 24/3/2020, em relação à pandemia do coronavírus – CODEV-19, que a cada dia atinge milhares de pessoas.

Presidente do Brasil incita o povo a entrar no corredor da morte em seu pronunciamento à nação, sobre a pandemia do coronavírus – CODEV-19 na noite do dia 24/3/2020

Presidente do Brasil incita o povo a entrar em corredor da morte.Por Gilvander Moreira[1] 

Sentindo o calor vitalizador do sol brilhando e com céu anil sobre nós, eu, frei Gilvander Luís Moreira, como ser humano, como cidadão, como quem já sofreu três pneumonias, como frei e padre que tem a missão de cuidar pastoralmente do povo, tenho que expressar alguns comentários a partir do inaceitável  pronunciamento de quem está sentado na cadeira de presidente do Brasil, feito na noite de ontem, 24 de março de 2020, em cadeia nacional de rádio e televisão. Fiquei estarrecido ao ver e ouvir o pronunciamento.

Coerente com seu jeito perverso de agir há 30 anos, ele (me recuso a escrever e a dizer o nome dele) continua o mesmo arrogante, ignorante, irresponsável, fascista, homofóbico, amante de torturador, necropolítico e cego que tenta colocar uma venda nos olhos de todo o povo com inconfessado interesse em matar muita gente. Está ele pensando que se os idosos forem mortos, o Estado economizará bastante com o pagamento de Previdência social? Além de ser imoral e inaceitável defender a morte de quem quer que seja, é preciso recordar que é graças à aposentadoria dos idosos que nos últimos meses tem havido vida social na maioria dos pequenos municípios brasileiros, pois a aposentadoria dos idosos, muitas vezes, sustenta filhos e netos e garante o giro da economia em pequenas cidades.

Pela milionésima vez, ele negou a realidade que se impõe: estão morrendo milhares de pessoas por COVID-19 em todo o mundo. Já são mais de 15 mil mortes divulgadas pela mídia, número este que pode estar aquém do número de óbitos e não  além. A realidade é que o coronavírus é letal e muito perigoso. Se assim não o fosse, os governantes de todos os países não estariam conclamando as pessoas a ficarem em casa.

De forma insana, ele dizer que o coronavírus é apenas uma “gripezinha” é outra afronta assassina. Em geral, gripezinha não mata idoso. Já no caso do coronavírus,  a morte chega a milhares de pessoas de  idades variadas, com baixa imunidade, que adquirem pneumonia gravíssima. Logo, coronavírus não causa apenas “gripezinha”. Outra covardia no discurso dele é referir-se de forma indireta à fala do médico Dráuzio Varela, da TV Globo, que, no Fantástico do dia 22/03 último, já explicou que estão usando indevidamente seu vídeo publicado no princípio de janeiro, quando ainda estava iniciando a pandemia de coronavírus e, na ocasião, ele se referia à doença como uma gripezinha. Posteriormente Dr. Dráuzio Varela disse incisivamente que coronavírus é muito perigoso e não causa apenas gripezinha. Mais uma vez, este fascínora manipula informações descontextualizadas na mídia visando confundir as pessoas e induzi-las a um caminho de morte. 

Ele também cometeu crime de lesa-pátria e de lesa-humanidade ao incitar a reabertura das escolas e a suspensão do “confinamento em casa” sob a alegação de que “é grave para apenas 10% dos casos” insinuando que toda a população pode se expor e correr o risco gravíssimo de contrair o coronavírus e disseminar à vontade. 10% da população brasileira são 21 milhões de pessoas. Portanto, ele incita o povo a entrar no corredor da morte que pode levar a 21 milhões de óbitos só no Brasil, sem contar o que esta atitude criminosa pode espalhar de contágio perigoso pelo mundo afora.

Lembremos que um ex-ministro dele, o da Cultura, ficou no poder apenas um dia e foi demitido, porque fez pronunciamento citando um nazista. Já ele, o atual presidente, não apenas citou um nazista, mas se posicionou como nazifascista contumaz ao incitar o povo brasileiro a entrar em um corredor da morte. Se o povo, cegado e apático, seguir essas necro-orientações, poderá marchar para um holocausto muito maior que aquele verificado nos campos de concentração nazista. Que o barulho das panelas que soaram em muitas cidades do país durante a fala abominável deste indivíduo detestável desperte, finalmente, as pessoas! É hora de acordar ou a corda chegará ao pescoço.

Com sabedoria e com responsabilidade ética, em defesa da vida, Dom Mauro Morelli escreveu no twitter: “Pronunciamento de um arrogante e ignorante, que merece o adjetivo de coronavírus ao cubo”. Não importa o que ele diz! Fiquemos em casa. Ignoremos o presidente. Não podemos voltar ao “normal”, porque o “normal” era exatamente a causa do problema. Precisamos voltar melhores, quando for possível. Não egoístas. Solidários. Humanos. As coisas só vão dar certo quando o ‘NÓS’ for mais importante que o ‘EU’. Fiquemos em casa, seguindo as orientações dos secretários de saúde dos estados que, estarrecidos, divulgaram nota repudiando o pronunciamento do presidente do Brasil.

Enfim, por amor à vida e ao próximo, fiquemos em casa e que todas as autoridades políticas, judiciárias e religiosas tomem todas as medidas necessárias e urgentes para salvar vidas em primeiro lugar, acima de tudo[1]


[1] Gratidão à Carmem Imaculada Brito, doutora em Sociologia Política pela UENF, que fez a revisão deste texto.

Abraço terno virtual até superarmos a noite escura da pandemia do coronavírus.

Frei Gilvander Moreira – www.gilvander.org.brgilvanderlm@gmail.com


[1] Frei e padre da Ordem dos carmelitas; doutor em Educação pela FAE/UFMG; licenciado e bacharel em Filosofia pela UFPR; bacharel em Teologia pelo ITESP/SP; mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico, em Roma, Itália; assessor da CPT, CEBI, SAB e Ocupações Urbanas; prof. de “Movimentos Sociais Populares e Direitos Humanos” no IDH, em Belo Horizonte, MG. E-mail: gilvanderlm@gmail.com – www.gilvander.org.br – www.freigilvander.blogspot.com.br      –       www.twitter.com/gilvanderluis        –     Facebook: Gilvander Moreira III

One comment

  1. Parabéns, frei Gilvander. Você realmente é um grande profeta. Quem dera que todos os padres da igreja católica tivessem está coragem. O mundo não estaria deste jeito.Deus te guarde e abençoe. Abraços.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *