VERBITAS DO BEIRADÃO/AM FORTALECEM A FÉ E A LUTA PELA CASA COMUM

VERBITAS DO BEIRADÃO/AM FORTALECEM A FÉ E A LUTA PELA CASA COMUM

Entre os dias 25 e 27 de abril deste ano de 2024, as comunidades ribeirinhas da Área Pastoral Nossa Senhora de Nazaré do Beiradão, situada na Diocese de Humaitá/AM, reuniram-se para um encontro de profunda reflexão sobre a fé e a vida, entrelaçando-as com a urgente necessidade de proteger a Amazônia e defender os direitos dos povos tradicionais.

O evento, organizado pelos missionários verbitas Pe. Martín Resendez Islas e Pe. Adrianus Abun, contou com a assessoria de Maria Petronila Neto da CPT de Rondônia, Frei Gilvander Moreira das CEBs e CPT de Minas Gerais e Luciane Marinho do Núcleo de Estudos de Políticas Territoriais na Amazônia.

A presença do bispo da diocese de Humaitá, Dom Antônio Fontinele de Melo, enriqueceu ainda mais o encontro.Inspirando-se na encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, o encontro partiu do insistente apelo de ouvir o clamor da Terra e o clamor dos pobres, tecendo uma profunda conexão entre a fé e a luta pela justiça socioambiental.

A contextualização da realidade amazônica, com seus desafios e belezas, foi apresentada por Maria Petronila Neto. Ela destacou o abandono das comunidades ribeirinhas pelo poder público, a desvalorização da produção local, a degradação ambiental e a insegurança jurídica da terra.

No segundo dia, Frei Gilvander Moreira guiou a reflexão pelas Escrituras Sagradas, buscando iluminar o contexto amazônico com a fé. Histórias como a desobediência das parteiras egípcias e a luta pela libertação da escravidão no Egito serviram como exemplos de que Deus está presente nas lutas do povo e que as injustiças não são vontade divina, mas sim fruto da ação humana.

O encontro culminou com um momento de ação concreta, onde as comunidades ribeirinhas, assessoradas por Luciane Marinho, definiram estratégias para defender seus direitos e lutar pela preservação da Amazônia. 

Entre as ações previstas, estão a realização de uma Audiência Pública para reivindicar acesso a direitos básicos como educação, saúde e meio ambiente, a criação de uma carta aberta denunciando a realidade das comunidades, a organização de cursos de formação sobre temas como direitos, comunicação popular, associativismo, cooperativismo, regularização fundiária e crédito de carbono, e a escrita da história de cada comunidade.

A equipe missionária do Beiradão, composta por Ir. Ivonete Paes, Pe. Adrianus Abun e Pe. Martín Resendez Islas, expressou sua profunda gratidão a todos os que colaboraram para o sucesso do encontro, incluindo o apoio incondicional da Província BRC, das Irmãs Franciscanas do Apostolado Paroquial, da Cáritas Diocesana, das comunidades participantes, das cozinheiras e tantas outras pessoas que dedicaram seu tempo e energia à causa.

“O encontro de Bíblia e Ecologia na Área Pastoral Nossa Senhora de Nazaré foi um momento de profunda reflexão, fortalecimento da fé e união na luta pela justiça socioambiental”, disse o Frei Gilvander ao final do encontro.

A Província BRC deseja que as comunidades ribeirinhas, guiadas pela fé e pela esperança, sigam em frente na defesa da Casa Comum e na construção de um futuro mais justo e sustentável para todos.“Não tenham medo! Fiquem firmes, e vocês hão de ver o que Javé fará hoje para salvá-los. Vocês nunca mais hão de ver os egípcios como hoje estão vendo. Javé combaterá por vocês. Podem ficar tranquilos” Ex 14,13ss.


Fonte: https://verbodivinobrc.com/f/verbitas-do-beirad%C3%A3oam-fortalecem-a-f%C3%A9-e-a-luta-pela-casa-comum

One comment

  1. Parabéns meu amigo frei Gilvandrr que Drus o abençoe com muita fé,sabedoria e persistência na lutace caminhada

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.